Não há nada pior do que entrar no chuveiro para uma fuga relaxante de um longo dia, olhar para baixo e perceber que você está a poucos centímetros de água. Ralos entupidos são uma grande dor. Mas isso nem sempre significa que você precisa ligar para o encanador.
Veja como saber quais ralos podem ser consertados por um novato, junto com dicas sobre como resolvê-los sem a ajuda de um encanador profissional.
Veja também:
- Ralos ocultos: como escolher, onde e quando utilizar?
- Casa com piscina: descubra os segredos para realizar esse sonho
- Hidráulica sem segredos: dicas para evitar dores de cabeça e solucionar problemas
Pias de banheiro
Essas obstruções podem ser causadas por uma série de coisas, incluindo cabelo, pasta de dente endurecida e resíduos de barbear. Felizmente, eles costumam ser um dos bloqueios mais fáceis de lidar.
“Se você tem uma pia de banheiro de drenagem lenta, uma das coisas mais simples que pode fazer para limpá-lo é misturar meia xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre branco”, diz George Calabrese, proprietário da Fairfax. “Despeje no ralo, deixe descansar e depois coloque alguns litros de água fervente.”
Ele diz que pode levar alguns enxágues ao longo de vários dias para limpar totalmente, mas a cada passagem da solução, a água deve escoar mais rápido. No entanto, se você descobrir que seu bloqueio não está se mexendo por um longo período de tempo – estamos falando de horas, não minutos – Calabrese pede que você coloque seu orgulho de lado e chame um profissional para evitar que piore.
Ralos de banheira e chuveiro
O principal culpado nessas situações são os cabelos, principalmente os longos. “Normalmente há uma peça sob a tampa do ralo, onde o cabelo tende a ficar preso”, explica Calabrese. Se você puder remover facilmente a tampa do ralo, ele diz que normalmente você pode extrair o bloqueio em apenas alguns minutos com a ajuda de um alicate de ponta fina e uma pinça funcionam também.
Por outro lado, se você remover a tampa do ralo e não ver um tufo de cabelo, ele pode ter afundado nas profundezas dos canos, dificultando o entupimento. Embora sua primeira inclinação seja colocar produtos fortíssimos pelo buraco e torcer pelo melhor, é mais sensato evitar. Segundo Calabrese, existem tantos produtos de base química que causam danos ao sistema de tubulação ou acabam queimando o encanador quando eles vão investigar.
Ralos de piso
Se você tem um ralo no chão que está entupindo, Calabrese diz que é hora de trazer o bicarbonato de sódio e o vinagre branco novamente, só que desta vez, com a ajuda de um êmbolo. “Usar um êmbolo pode ajudar porque você pode obter uma grande sucção no ralo do chão”, explica ele. Outra opção é remover completamente a grade de drenagem do piso e enfiar uma mangueira nela.
“Pegue uma toalha velha e uma chave de fenda e embrulhe a toalha ao redor da mangueira para que a água não espirre para fora do orifício”, explica Calabrese, observando que isso criará uma lavadora de alta pressão DIY para o ralo.
Pias de cozinha
As maiores causas de entupimentos de pia de cozinha são gordura e comida. É por isso que é tão importante raspar todas as migalhas do prato e jogá-lo no lixo antes. Muitas pessoas acreditam que é para isso que serve um triturador de lixo, mas Calabrese é rápido em corrigir essa linha de raciocínio falha, bem como a ideia de que você não precisa enxaguar os pratos antes de colocá-los na máquina de lavar (outro ralo que pode entupido).
Prevenção à parte, quando se trata de limpar um entupimento da pia da cozinha, Calabrese recomenda pegar o sabão de lavar louças. “Graxa é o problema de número de ralos de pia de cozinha e sabão acaba com isso como ninguém”, explica ele. Se nenhuma não funcionar e você notar que o ralo está borbulhando, Calabrese diz que é hora de ligar para um profissional.
Veja também:
- Pet-friendly: aprenda como manter uma casa com pets sempre limpa
- Como escolher o box ideal para o seu banheiro segundo especialistas
- Reforme sua lavanderia com essas 9 etapas geniais
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br